quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SAO COSME SAO DAMIAO E DOUM



Erê - encontra sincretismo religioso, nas religiões de matriz africana, com os santos católicos São Cosme e São Damião. É o intermediário entre a pessoa e seu Orixá, é o aflorar da criança que cada um guarda dentro de si; reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do Orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do Candomblé - e também na Umbanda - como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra Eré vem do yorubá, iré, que significa "brincadeira, divertimento". Daí a expressão siré que significa “fazer brincadeiras”. O Erê - não confundir com criança que em yorubá é omodé - aparece instantaneamente logo após o transe do Orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o Orixá. Durante o ritual de iniciação, o Erê é de suma importância, pois é o Erê que muitas das vezes trará as várias mensagens do Orixá ao recém-iniciado.
Oferenda a Cosme, Damião e Doum - Festa: dia 27 de setembro

Para agradar os Erês, no dia de São Cosme e Damião, é fácil. Um pequeno agrado a estes Orixás podem fazer nossas vidas mais felizes. As crianças do espaço, em sua aparente fragilidade, na verdade tem poderes incríveis. A Ibejada pode curar doenças do corpo, da mente e da alma, além de que alegria advinda de uma criança é a mais pura existente na natureza. Puro amor.  Não deixe este dia passar, sem aproveitar a oportunidade para obter graças e agradecer as já recebidas. Os elementos para esta entrega são simples: uma fatia de bolo (e/ou doces), 7 velinhas azuis, 7 velinhas cor-de-rosa, uma garrafinha de bebida doce gasosa (ou suco adoçado tipo capilé) e um pratinho de papelão virgem (tipo de festinha infantil). No dia da entrega, 27 de agosto, é bom estar com pensamentos elevados e corpo purificado. Vá até uma pracinha, qualquer uma, de preferência onde tenham brinquedos (balança, gangorra...). Pense em São Cosme e Damião, e nas crianças, enquanto coloca o pratinho com os doces no chão; em volta coloque as velas, uma azul outra rosa, até dispor todas as 14 velas (pode-se também usar simplesmente uma azul outra rosa); abra o refrigerante ou suco e despeje em torno, em forma circular, a seguir acenda as velas e cante um ponto e/ou faça uma oração aos Cosminhos. Pronto!
Reverencie a entrega, bata palmas, vire-se e vá embora sem olhar para trás. Está feito!

Saravá São Cosme e Damião! Salve as crianças! Erê!
 

ORAÇÃO A SÃO COSME, SÃO DAMIÃO E DOUM
Oh! Gloriosos mensageiros de Cristo, São Cosme e São Damião. Santos que no passado derem suas vidas pelo amor de Deus, beneficiando  desta forma seu grande companheiro, que fez de seu martírio a sua coroação, com a profissão aberta e leal de sua .

Vocês nos ensinam a amar a Deus sobre todas as coisas, e amar nosso próximo como a nós mesmos, professando sempre e sem medo, a Lei de Oxalá. Aprimorando sempre os trabalhos e os milagres para uma população de muitos e muito devotos. Com sua irradiação azul e rosa que se mesclam em uma chama violeta, na chama da vida.

Oh! Bem-aventurados e gloriosos. Através de sua intercessão, que traz a nós esses milagres, essa luz que recai sobre nós vinda do alto, como pétalas de flor trazidas pela brisa da primavera. Nós Vos pedimos por sua ajuda em todas as coisas, todos os dias. Pedimos por sua proteção, que sempre esteja perto de nós, afastando a doença do nosso corpo e de nossa alma.  Me protejam sempre, e a minha família, e as pessoas as quais queremos e nos querem o bem, seus humildes devotos. Afastai de nós também, Oh! Gloriosos, todos aqueles que nos desejam o mal ou possam nos atraiçoar.
Que através da vibração celestial, oriunda da vibratória de São Cosme, Damião e Doum, eu possa receber e difundir a alegria, a paz, semear e espalhar a Luz para meu sustento espiritual e de meus irmão e irmãs de jornada. A caridade sempre é caminho para se receber o bem de volta. Nos ajudem São Cosme, São Damião e  Doum, a recebermos de volta,  ainda nessa vida, ao menos parte dessas nossa boas ações, reconfortando-nos e dessa forma aliviando nosso sofrimento. Que essas energias positivas , que emanam de Deus,  possam fortalecer nosso campo de força contra influências negativas e maléficas.

Oh! Grandes protetores, Santos Cosme e Damião e Doum, ajudem-nos com seu amor e nos libertem de todos os males. Com vosso poder e. dos espíritos iluminados das crianças que trabalham no Plano Astral, com o Espírito Santo; a Luz de Oxalá se derrame eternamente sobre nós, servido-nos também de norte, para que andemos sempre no caminho escolhido por Deus.

Que assim seja!
Autor: Ronald S Stresser Jr - postado por webmaster@ruadasflores.com - em 27 de setembro de 2010 - 22h14
PONTOS CANTADOS
Criançerê  
Letra: Retamozzo
Música:Helinho Sant’Ana

Criança-erê Criancerê
Pra receber uma graça
Eu vou fazer numa praça
Uma homenagem à você
Ê-erê
Oque mais quer erê?
Erê quer o que?
Quero mais bala
Vamos jogar bola
Acende uma vela
Me leva pra escola
E nunca na vida me deixe sozinho
Nunca na vida me deixe sozinho
Queremos comida e muito carinho
Brinquedo e bebida
Pra alegrar o nosso ninho
E nunca na vida nos deixem sozinhos
Nunca na vida nos deixem sozinhos
Nunca na vida nos deixe Painho
Ê-erê
Fui no jardim

Colher as rosas
E a vovózinha
Deu-me as rosas mais formosas
Cosme e Damião, oh Doum
Crispim Crispiniano
São os filhos de Ogum

Papai me mande um balão

Com todas as crianças>
Que tem lá no céu > bis
Tem doce, meu pai >
Tem doce, meu pai >
Tem doce, no meu jardim > bis

Lá no céu tem três estrelinhas

Todas três em carreirinha
São Cosme, São Damião
A outra é Mariazinha

São Cosme, São Damião

Sua santa casa cheira
Cheira cravo e rosa
Cheira flor de laranjeira
Eu vi Doum na beira d’água

Comendo arroz bebendo água
Eu vi Cosme na beira d’água
Comendo arroz bebendo água
Eu vi Damião na beira d’água
Comendo arroz bebendo água
Eu vi as crianças na beira d’água
Comendo arroz bebendo água

Cosme e Damião

Damião cadê Doum
Doum tá passeando
No cavalo de Ogum
Dois, dois
Sereia do mar
Dois, dois
Minha mãe Iemanjá
São Cosme, São Damião
Sua Santa já chegou
Veio do fundo do mar
Que Santa Bárbara mandou
Dois, dois as Sereias do Mar
Dois, dois minha Mãe Iemanjá

ORAÇÕES CATÓLICAS A SÃO COSME E DAMIÃO
Família forte é Família Unida




























SÃO COSME & SÃO DAMIÃO
 Bebês - Submarino.com.br
Ó Gloriosos Mártires, São Cosme e São Damião, pela invencível coragem com que professastes á fé em Jesus Cristo diante do prefeito Messias e por aquela singular fortaleza com que suportastes os cruéis tormentos da flagelação, do afogamento, do fogo e da espada, pelos quais merecestes a graça de dar testemunho de cristo e de selar a fé com o vosso sangue. Alcançai-nos, para nós vossos devotos, a graça de permanecermos fortes na fé e de professá-la sem respeito humano, a fim de nos tornarmos dignos de dar a Jesus Cristo o testemunho de uma vida perfeitamente cristã e merecer a vida eterna que da bondade de Deus e pela vossa intercessão, seguramente, esperarmos.
Assim Seja.
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".

São Cosme e Damião, rogai por nós. Assim seja!
 

A HISTÓRIA DE SÃO COSME E DAMIÃO
São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos e nasceram na Arábia por volta do século III, em meio a uma nobre família. Estudaram medicina na Síria, e depois foram para Egéia. Circunstâncias desconhecidas os colocaram em contato com o Cristianismo e se tornaram animados discípulos de Cristo.

Aproveitando da sua arte médica, mas confiando muito mais no poder da oração e na confiança em Deus, os dois irmãos continuavam a exercer a medicina, conseguindo êxito extraordinário. Não recebiam pagamento por seus serviços médicos -- daí serem chamados "anárgiros", ou seja, que "não são comprados por dinheiro" -- porque seu objetivo principal era a conversão dos pagãos à fé cristã. De fato, conseguiram deitar a semente cristã em muitos corações e numerosas foram as conversões.
Assim viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor. No entanto, esta atividade devia chamar a atenção das autoridades, ainda mais que tinha estourado a terrível perseguição do Imperador Diocleciano contra os cristãos, por volta do ano 300. O Governo Imperial, então, ordenou a prisão dos dois médicos, sob acusação de inimigos dos deuses pagãos.
Perante o tribunal, o governador os interpelou sobre sua pátria e religião. Acusados de se entregarem a feitiçarias e usar meios diabólicos para disfarçar as próprias curas, eles responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder". "É preciso que adoreis os deuses, sob pena de cruel tortura", disse o governador. Ao que eles responderam: "Teus deuses não têm poder algum; nós adoramos o Criador do Céu e da Terra !"
Como se recusassem a renunciar a seus princípios religiosos, o governador mandou aplicar-lhes tormentos bárbaros. Vendo, porém, que estes processos eram inúteis, deu ordem para que fossem decapitados. Cosme e Damião morreram mártires em 303, na Egéia.
Seus restos mortais foram transportados para Cira, na Síria, e depositados numa igreja a eles consagrada. Uma parte das relíquias foi levada, no século VI, à Roma, e depositada na igreja que adotou o nome dos santos. Outra parte foi guardada no altar-mor da igreja de São Miguel, em Munique, na Baviera. Os santos gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente Itália, França, Espanha e Portugal. No Brasil, em 1530 construiu-se uma igreja em Igaraçu PE, em honra aos santos Cosme e Damião.

São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Por causa da sua simplicidade e inocência, são invocados também como protetores das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...