quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A CONSCIÊNCIA DE UM TERREIRO



Porque é que as pessoas procuram um Templo ou um Terreiro? Pela empolgação? Pelo movimento? Ou por que alguém lhe disse que o caminho era aquele? Ou pelos mil labirintos que a vida lhe apresenta?
Tudo num terreiro deve ser muito bem questionado, porque um dia esta pessoa pode parar para pensar - já com olhos de dentro -, e se questionar sobre o que realmente está fazendo naquele local. Ela irá concerteza se interessar e começar a pesquisar o passado, a base, o conhecimento, a preparação de quem está dirigindo o espiritual e a consciência das pessoas ali reunidas. Se foi alguma síndrome ou doença que levou este dirigente até a sua função, ou quais os motivos que fez com que trabalhasse em uma missão tão difícil. Tudo deve ser levado em conta pelo INICIANTE - assim considerado depois que começa seu desenvolvimento - , porque um dia se poderá cobrar pela longa ou decepcionante caminhada, situação essa muito comum na maioria dos casos.
Antes de falarmos em Religião, Incorporações, Manifestações Mediúnicas ou ORIXÁ, todo Ser devia pensar que precisa estar em contato com um MUNDO DE ACTUAÇÃO em favor da Humanidade, onde pode colocar toda a sua força. Se fechar ou cercear essas forças durante o tempo de complexidade de Formação Sacerdotal, vai estacionar com certeza, e a humanidade não tem como esperar por isso.
Temos muitos exemplos em muitas religiões, positivos e negativos. Homens que pegaram a religião e transformaram-na em um reduto de poder entre as classes, e ficou só a memória da raiz deles. Não existe a necessidade do grande “mago” para que a humanidade possa levar essa força e transformação para todo o mundo. Se voltarmos ao grande mago, aqueles princípios tão conhecidos por todos, não esqueçamos que a humanidade ficou presa aos "grandes magos" durante muitos anos. Na verdade, o que todos querem é a LIBERTAÇÃO DO GRANDE MAGO. Dividir e ser parte desse grande poder e estar dentro desse movimento e não ficar periférico ao movimento, na orla. E o povo precisa desse poder já!
Existem milhares de Tradições Esotéricas na Europa, do passado e de agora, que actuam como “Sociedade Secreta”. Uma necessidade de tornar o conhecimento secreto, quando a Ciência já prestou grandes favores de se tornar compreendida. Hoje, qualquer um que quiser aprender Ciência, entra em uma Universidade e não tem mistérios. Aprende!
Se quiser saber sobre Leis Físicas, ou Químicas, da Água e do Fogo, é só entrar em uma Universidade e saber e entender o que é isso, e conhecer inclusive qual é o limite da própria Ciência. É mais honesto pegar uma criança que quer entrar na religião e dar a ela o compromisso de estudar toda a Ciência que está no conhecimento adquirido. Que vá para uma Universidade, ler, entender as Leis da Ótica, todas as Leis da Física, da Matemática. E esta criança estará suficientemente pronta, com conhecimento para entender qualquer Ciência. Não é preciso tanto “segredo”, nem tantas Escolas Esotéricas ou Livros de Raiz e de Tradições antigas de Raças, seja lá o que for, enquanto não souber qual é o seu lugar nesse Universo.
Tudo “foi” e está sendo rompido. O homem já adquiriu este segredo e as Sociedades Secretas ainda não deram conta disso.
Não precisamos mais de “SOCIEDADES SECRETAS” para entender a Ciência. Esse momento já foi superado. Se formos para o código genético, vamos ver que já estão numa busca mais evoluída. O que todos querem de volta para a humanidade é o valor ético, a relação ética entre os homens.
Quem pode dar esse poder entre os homens, é a fala da linguagem simples e que todos conseguem entender e se entender. Ou seja, eu entender o seu sentimento, e você o meu e os sentimentos gerais da humanidade. Isso é o que interessa e não a religiosidade que vai ocupar esse lugar.
Com certeza, se houver uma religião, será UMA RELIGIÃO MUITO SIMPLES E QUE TODOS POSSAM ENTENDER. E que a palavra seja superada para que um japonês possa entender um africano, um russo possa entender um alemão, etc. Talvez seja através dos olhos ou da mão, alguma coisa dessas que nos permita entrar em contato com essa força humanista.
Vamos ter que simplificar, ao contrário dos magos, dos magos negros, das Sociedades Secretas, etc. Nós TEMOS É QUE ABRIR ISSO PARA TODO O MUNDO E NÃO FICAR FECHANDO.
Se formos falar do máximo conhecimento de um Roncó (palavra em Yorubá, tradição africana, que significa quarto, caminho, local onde são feitos os assentamentos para encontrar as forças naturais ou outros ritos praticados no Culto de Nação e Umbanda), até chegar num copo de água, o conhecimento maior pode estar naquilo que está assentado no copo de água.
A água que eu bebo, que o japonês bebe, que o africano bebe, que qualquer um pode beber: a água da Fonte. E nós vamos beber da mesma Fonte. Da Fonte desse conhecimento.
O esforço do “grande mago” é CONDUZIR SEUS FILHOS PARA ESTA SIMPLICIDADE E NÃO FICAR ASSUMINDO PODERES PARA SI, PARA DENTRO APENAS DE SUA MÃO. Ou então o conhecimento vai sempre ser privilégio de uma pequena elite, fechada e encerrada em si mesma, ainda lutando por um poder que já passou.
Esse período da humanidade já passou, já era e foi ontem.
A preocupação hoje é saber como alimentar milhares de pessoas no mundo, plantar e aperfeiçoar o conhecimento da Ciência para que o alimento seja plantado em quantidade para que não falte nada para ninguém.
Observando movimentos que estão se abrindo, começar a aproveitar o país evitando todos os erros que foram cometidos com herbicidas, inseticidas, etc. Essa é a grande função do homem em busca das grandes soluções humanas. É a ciência humanitária: como recuperar a água da humanidade.
Todos os iniciantes devem entender o que faz uma entidade como parte de uma Corrente de Trabalho, atendendo pessoas, qual a energia que está sendo trabalhada, o axé, mas jamais fechar uma entidade em códigos e mistérios secretos.
Uma ENTIDADE quando se manifesta, na verdade o que faz, é um grande movimento de humanitarismo, uma grande fonte de humanidade, muito grande mesmo.
Muitos grupos negam a presença de “ENCANTADOS” nos Templos ou Terreiros de Umbanda, mas eles estão ai e não podemos negar, como também não podemos negar o conhecimento humanitário trazido pelos negros permitindo que fiquem trancados em conhecimento esotéricos e fechados.
Se certos esotéricos fizessem chover no Nordeste do Brasil e em tantos países, e, fizessem com que na Índia não houvesse tanta fome e miséria, que uma terceira guerra não existisse, até poderíamos parar para pensar um pouco.
Certos presidentes de templos de Umbanda ou de Candomblé, e, de muitas correntes chamadas espiritualistas, querem mostrar que existe entre eles e a pessoa que lhes pede ajuda uma grande diferença. É onde começa o caminho da inverdade e do pseudo-poder enrustido em fachadas.
Eles investem tudo o que tem quando alguém os procura, vestem todos os paramentos para ficar claro que só eles que “podem”, que só eles que são grandes; fazem de tudo para demonstrar como as pessoas que os procuram são pequenas.
É preciso entender que a humanidade só veio a ter conhecimento do médico quando ela veio a ter o conhecimento do doente. O doente é que trouxe o médico e não ao contrário. Não foi o médico que nasceu primeiro. Primeiro nasceram os problemas e depois como trabalhar em cima deles.
É muito importante para um Dirigente Espiritual que, quando uma pessoa que chega a um templo, para entrar na religião, saber se essa pessoa acredita em ORIXÁ, em FORÇAS e ENERGIAS que vem da terra, e que esse Pai ou a Mãe de Santo, que a receba, reconheça nessa pessoa também que está chegando ao seu Templo ou Terreiro, uma parte da imensidão do universo, mesmo que essa pessoa nova possa estar a atravessar problemas passageiros de insegurança ou outras situações, e que pode não estar sabendo administrar e dominar naquele momento.
Na verdade, se o Pai ou Mãe de Santo tiver um pouco de sensibilidade, na hora em que chegar uma Filha de Yemanjá, de Oxum, de Yansã ou de Nanã ou outra força natural em sua casa terá que escutar o barulho do mar, da cachoeira, dos ventos, da sabedoria, da mata, ou dos rios, dentro dessa pessoa nova.
TEM QUE PERCEBER QUE AQUILO É O OURO DA PESSOA, AQUILO QUE GARIMPOU, QUE É COMO UM DIAMANTE, A COISA MAIS PRECIOSA PARA SEU TEMPLO.
E DEVE ABRIR TODOS OS CAMINHOS PARA QUE AQUELA PESSOA POSSA CHEGAR.
NA VERDADE, ESTÁ RECEBENDO UM VERDADEIRO OURO EM SUA CASA, A GRANDE RIQUEZA, E NÃO É O CONTRÁRIO QUE É VERDADEIRO.
A PESSOA QUE CHEGA AO TERREIRO É QUE ESTÁ TRAZENDO SEU TESOURO PARA DENTRO DO TEMPLO. E O PROBLEMA QUE TROUXE PODE SER TÃO PEQUENO, QUE COM UMA BOA CONVERSA PODERIA E PODE SER RESOLVIDO FACILMENTE. SEM A NECESSIDADE DE SE MEXER COM GRANDES FORÇAS.
É SÓ AUXILIAR A ORGANIZAR UM POUCO A CABEÇA.
Todos nós temos uma imensa necessidade de espiritualização e isso não morre na humanidade. É uma busca constante.
A doença do doente, as chagas, as suas feridas, as suas dores são a forma que o médico tem como possibilidade de aprender com seu paciente. Se não, a gente vai aprender só com o morto. Ou vamos ter corpos frios e fica a pergunta: para onde foi a vida daquele corpo?
O Pai ou a Mãe no Santo, os Sacerdotes, Mestres, ou como são chamados em seus templos, tem que estar simples e mostrando aos filhos que eles podem estar encontrando nele, e naquele Ser novo que está chegando, as mesmas coisas que necessita e não ao contrário. E não deve ficar com a postura de “eu sou o detentor do conhecimento”, como na maioria das vezes acontece.
Se uma pessoa se considera “detentor do conhecimento”, então deveria escrever um livro para que todos pudessem aprender tudo. Se a Ciência já fez isso, não existe necessidade de ficar "marmotando"(gente que não conhece magia e se faz de mago).
A Ciência não precisa ser recriada. Ela já existe, ela esta ai. Aquele que quer ajudar ao outro, que ensine, que leve para a Escola para aprender, etc.
O que faz uma pessoa humilhar a outra, subjugá-la, trabalhar para ela? Porque pensa que não tem conhecimento, que é ignorante. O que o homem necessita urgentemente, é ter conhecimento para se libertar. O que todos nós buscamos é ciência, conhecimento, sabedoria. Porque a espiritualidade, nós já carregamos dentro de nós e ela pode apenas estar adormecida.
O papel de todo religioso é despertar a espiritualidade nas pessoas que o procuram, e todo movimento deve se convergir para isso. Todo bom terreiro de Umbanda deveria ser como uma Escola ou ter junto uma Escola, um Colégio e se não puder ensinar a grande Ciência, que ensine as pessoas a ler e a escrever, que ensine a cidadania. A missão do verdadeiro religioso é ensinar o tempo todo, e muitos estão atrasados nisso. Ler livros é se libertar. Tirar o conhecimento das mãos de alguns e distribuir entre todos. Tem muita criança que foge da Escola e isso é responsabilidade de todos. O que nós estamos deixando de oferecer? Isso está plantado com muita força dentro de todas as pessoas. Ou não. Toda a Gira (Rito) de Atendimento público, deveria ter antes do ritual, aulas de matemática, de história, geografia, biologia, botânica, etc. Todos devem estudar o tempo todo. Todos precisam aprender a lidar com aparelhos sejam eles científicos, tecnológicos. Quando a penicilina foi descoberta, favoreceu a milhares de pessoas que a medicina salvou da morte. Antigamente o homem chegava aos trinta, quarenta anos e hoje ele está chegando aos 100 anos de idade. Nós estamos indo para um momento da humanidade em que a média de idade é de 100, de 120 anos. Está se prolongando. Isso é a UMBANDA ÉTICA que tem compromissos com o homem. É a Umbanda que vem vindo e não a podemos negar. Não podemos esperar que uma Entidade faça mágicas e tire coelhos de cartolas. A NATUREZA É A GRANDE MÁGICA. Se a pessoa está com um cancro, deve procurar entender o porquê de ter ficado doente. Onde é que aconteceu a sua falha e não deixar só a falha falar. Isso não! Deve saber em que momento dela se tornou em cancro. Ninguém está com o cancro. Ela se torna em cancro. Ou vai ficar á espera que todos fiquem á sua volta dizendo: Ai, coitadinho dele! Por quê? É um movimento, meu, seu ou do outro? É um novo momento o que está chegando, e o médico tem que fazer o paciente entender isso. A origem das coisas pode estar em nós mesmos. Não se podem colocar diferenças entre as pessoas na sua maneira de proceder, e que pode estar acontecendo um grande momento de espiritualidade e não o conseguimos ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...